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Estratégia de Black Friday: não fazer Black Friday

Em Marketing, como na vida, o mais fácil é seguir as tendências. Menos arriscado, mais seguro: se fizermos igual aos outros sabemos mais ou menos com o que podemos contar - e isso muitas vezes é bom.

Contudo, sair da norma traz, amiúde, recompensas.


Hoje falamos do último grande evento a nível de marketing do nosso país (e do mundo, claro): o Black Friday. Descontos chorudos, promoções de encher o olho, e uma correria às lojas que já faz parte da própria diversão do evento: eis um dos principais dias dedicados às compras. Qual seria a marca que se atreveria a não participar nisto?

Fonte: https://exame.com/negocios/qual-e-o-melhor-horario-para-comprar-na-black-friday-2022


Bem, em 2011 a Patagonia, marca de vestuário outdoor, decidiu lançar a campanha de Black Friday chamada Don't Buy This Jacket - não compre este casaco. Na campanha, um print de página inteira, explicava o porquê de a Patagonia não aderir às promoções deste dia - entre elas redução do consumismo e sustentabilidade, tudo fatores importantes para um público que compra este tipo de vestuário e adora a natureza.


Mas como é que uma campanha que diz aos clientes para não comprarem pode ser boa para a marca? Pois é, Marketing não é um sprint, mas sim uma maratona. Nos meses seguintes à campanha as vendas subiram cerca de 30%, mostrando como o awareness da marca aumentou com esta campanha e atingiu, de forma positiva, diretamente o seu público alvo. O sucesso foi tal que, para além dessa campanha, a Patagonia continuou ao longo dos anos a investir na mesma ideia, tendo até conquistado prémios de publicidade como Leões de Cannes.


Fonte: https://beloved-brands.com/patagonia/


Entretanto, outras marcas imitaram este exemplo, pelo que - lá está - já são encaradas como seguidoras de tendência. Mas a lição pode ser aplicada a muitas outras ocasiões: todas as marcas estão a fazer de determinada maneira? Muito bem, e porque não fazer o completo oposto? Poderá estar a criar a nova grande tendência!



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