Comecemos pelo óbvio: a Sociedade está mais interessada do que nunca pela temática “Sustentabilidade”. E isso tem de importar para as Marcas.
Num estudo de 2019 efetuado pela eMarketeer, 47% dos entrevistados responderam que trocaram um produto / serviço porque uma empresa violou os seus valores pessoais - a causa principal foi “o meio ambiente”.
Chegados aqui, é necessário inserir uma importante ressalva. O conceito de Sustentabilidade aborda a forma como se deve agir em relação ao Mundo, não se esgotando na questão do meio ambiente per se, assentando antes em três grandes áreas: Social, Económica e Ambiental.
A área ambiental refere-se aos recursos naturais do planeta e à forma como estes são utilizados individualmente ao nível da comunidade e ao nível empresarial, sendo nesta, precisamente, que o foco coletivo (e corporativo) tem estado.
De acordo com um relatório da NielsenIQ, 73% dos consumidores afirmaram que eles iriam definitivamente ou provavelmente mudar os seus hábitos de consumo para reduzir o seu impacto no meio ambiente.
Idealmente, esta preocupação com o meio ambiente, derivada em não pequena parte da emergência climática, deve conduzir não apenas a uma linha de comunicação, como a uma linha de atuação por parte de uma marca.
Algumas ideias:
Primeiro, há que analisar que questões ambientais são mais importantes para a demografia do nosso target (por exemplo, baby boomers e millenials poderão ter respostas diferentes à pergunta “Pagaria mais por este produto se ele fosse mais amigo do ambiente?”)
Depois, há que analisar que ação pode ser mais mais fácil de enquadrar na visão estratégica da marca: > plantar uma árvore em troca de “x”? > apostar no packaging amigo do ambiente? > mudar as fontes de energia da sede da empresa e/ou dos seus espaços para energia verde? > apoiar financeiramente empresas focadas na Economia Verde?
A verdade é que não existe uma só resposta, nem tão pouco uma fórmula a seguir. Há que analisar, perceber o nosso consumidor, e agir de acordo com as suas expetativas.
E depois, comunicar que se agiu, porque se uma árvore nascer na floresta e ninguém a vir crescer... será que nasceu mesmo?
Comentários