AI Generated Images - Medo ou Entusiasmo?

Vamos falar de um dos temas do ano, pelo menos no que diz respeito à evolução que a Inteligência Artificial trouxe ao universo gráfico: as imagens geradas por AI.


Um pouco de contexto, para quem ainda não conhece o conceito, ou não está muito por dentro do assunto. Foram criadas plataformas online onde o utilizador (humano) insere palavras-chave para ajudar a máquina a criar uma imagem original. Depois de receber esses inputs, a AI cria, numa questão de segundos, uma imagem com uma qualidade e detalhe que chega a ser... assustador.


Fonte: https://indianexpress.com/article/technology/tech-news-technology/ai-art-tool-midjourney-answers-what-if-8062647/


Fonte: https://www.stevehuffphoto.com/2022/08/11/ai-imaging-is-here-and-it-is-unreal-midjourney/


São já algumas as plataformas capazes de criar estas imagens com recurso a Inteligência Artificial: NightCafe Creator, Midjourney, Deep Dream Generator, Artbreeder, Big Sleep, entre outras. Uma coisa todas têm em comum: são impressionantes no nível de detalhe, inventividade, rapidez e variedade de estilos possíveis. E é aqui que entra a parte do "medo". É que já aconteceu um artista ganhar o prémio Colorado State Fair com a seguinte imagem... criada pela AI.


Fonte: https://www.nytimes.com/2022/09/02/technology/ai-artificial-intelligence-artists.html


O que levaria horas (ou dias) para um designer ou ilustrador criar, a máquina faz no momento. Será isto o início do declínio de carreira para muito boa gente?

É difícil dizer. Quanto a nós, estamos mais no lado do "entusiasmo" e acreditamos que estas ferramentas não substituirão a mão humana, mas servirão, sim, como um ótimo complemento. Por exemplo, imagens de mood.


Aquela imagem de referência que levaria horas a procurar, editar ou criar, sai num instante e liberta-nos para aquilo que (acreditamos nós) ainda fazemos melhor que a AI: pensar fora da caixa.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo