"Vire à esquerda depois do corredor 4"
Não, não é bem isto. Um GPS funcional no Ponto de Venda nunca seria igual àquele que usamos no nosso carro. Adaptação é palavra-chave.
Desde logo porque pedestres se deslocam de forma muito diferente de automóveis, e espaços comerciais não obedecem às mesmas regras que as estradas. E depois porque o objetivo não é o mesmo: na estrada queremos o caminho mais rápido de A a B, no Ponto de Venda queremos facilitar um circuito que pode levar as pessoas do ponto A ao B, passando, se necessário, pelo C, D, E, ...
Embora este sistema, chamado Indoor Positioning System (IPS), seja maioritariamente utilizado em locais de grande dimensão e considerável fluxo de pessoas, como aeroportos, o potencial no Ponto de Venda é enorme.
Fonte: https://averos.com/solutions/ips/
Porque as lojas não querem (ou não deveriam querer) ter os clientes no seu interior o maior tempo possível: o objetivo é fazê-los encontrar o que precisam com facilidade e rapidez, para que desejem voltar sem medo das "confusões" ou da "hora de ponta".
Com um GPS no nosso smartphone que nos leva diretamente ao produto que nos trouxe à loja, somos rápidos nas compras e sobra-nos tempo (e disposição) para procurar outros artigos se assim entendermos. E, mais importante, sentimo-nos satisfeitos pelo serviço. Assim se fideliza um cliente.
Fonte: https://futurelab.assaabloy.com/en/the-future-of-indoor-positioning/
Aquela ideia de que os shoppers têm de passar pelo portfólio inteiro da loja até chegarem ao artigo que precisam desmontou-se com o aumento do e-commerce: as pessoas de hoje já não estão com paciência para isso. Por esse motivo, é bom que o Ponto de Venda se torne mais eficiente... e um sistema IPS bem montado revitalizará, com certeza, as compras de quem ainda se quer deslocar às lojas em pessoa.
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