The A+ Team


A arte de viajar devagar, por Tânia Ribeiro, designer.


Sempre falámos em ter uma autocaravana, é um sonho antigo mas que na verdade, por um ou outro motivo, nunca pensámos em concretizá-lo de verdade.


Gostamos de sair quando nos apetece, sem ter nada planeado e sem preocupações de reservas de alojamento, horas de chegada ou saída, praticar alguns desportos que nem sempre se encontram perto desses alojamentos e podermos levar o nosso cão sem qualquer receio. Este estilo de vida acaba por romper por completo a nossa rotina e a correria que é o nosso dia a dia. Para nós, o campismo, ou o autocaravanismo, não passa tanto pela poupança de custos de hotéis, mas sim pelas vivências e pelo estilo de vida que este tipo de experiência trás.


Ora, depois de uma roadtrip por Marrocos, decidimos que íamos tirar da gaveta o projeto de restaurar uma autocaravana e colocá-lo em prática.


A partir desse momento começámos à procura, sendo que tínhamos alguns requisitos: um deles era a marca, o outro era que queríamos ser nós a fazer o restauro.


Acabámos por nos apaixonar por uma Mercedes 508d de 1975, um clássico e um dos modelos que tínhamos em mente. E pronto, começaram os trabalhos.


Estávamos cientes que um carro com esta idade, apesar de ter um excelente motor, nos ia reservar algumas surpresas, mas isso nunca foi motivo para desencorajar. De qualquer das formas, na nossa mente, o restauro iria ser essencialmente interiores. No entanto... No decorrer do processo de desmontagem percebemos que teríamos de ir mais fundo, até ao esqueleto, até ficar só a chapa. A partir deste momento, qualquer timing que tivéssemos mais ou menos em mente... desapareceu. E passou a ser um processo mais calmo, em que cada etapa demora o tempo que demorar (sendo sempre completada por nós).


Ainda não começámos a viajar, mas este projeto já nos levou a todo um mundo novo de aprendizagens, contacto com novas pessoas com tantas histórias e experiências, serralharia, mecânica, carpintaria, encontrar peças dentro da comunidade interessada nestes modelos, é toda uma aventura que nos está a dar gosto e que, obviamente, deixa-nos cada vez mais ansiosos.


Que grande viagem esta em que nos metemos... :)



32 visualizações0 comentário